Paranóia: o que é; alguns sintomas psíquicos

Conforme a Psicanálise e estudos mais aprofundados de Sigmund Freud, a Paranóia é, antes de tudo uma Psicose. O que é Psicose? É um quadro do psiquismo humano reconhecido pela Psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade".

Dentro deste quadro de certa "perda de conato com a realidade", podemos encontrar a PARANÓIA.

Em geral, a pessoa com paranóia, sofre profundamente devido a sentimentos gerais de estar sendo maltratado e incompreendido; de estar sendo sempre vigiado e uma sensibilidade muito grande a insultos reais e até imaginários. A pessoa com paranóia, suspeita dos motivos de outras pessoas e muitas vezes pode até desconfiar daquelas pessoas que mais ama ou a quem está mais ligado.

A pessoa com paranóia, está em constante estado de alerta à procura de alguma evidência (que na maioria das vezes não existe) de que alguém está tentando lhe humilhar, ou ignorar ou até lhe fazer algum tipo de mal.

Abaixo, um resumo de algumas características de que uma pessoa possa estar sofrendo de Paranóia. (Logicamente, os sintomas abaixo não são isolados e, não é apenas pelo simples fato de alguém apresentar algum - ou alguns deles - que significa apresentar um estado paranóide. Obviamente após uma criteriosa avaliação psicanalítica, por exemplo, pode-se determinar ou não a existência do quadro de paranóia. E obviamente, o tratamento psicoterapêutico adequado.

Em gera, a pessoa apresenta um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros, de modo que as motivações são interpretadas sempre com intenção malévola, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme apontado por pelo menos quatro (ou mais dos a seguir abaixo).

1- suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros;

2- Preocupações com dúvidas injustificadas acerca da lealdade ou da confiança de amigos, sócios e colegas de trabalho.

3- Relutância em confiar nos outros devido a algum tipo de medo sem fundamento de que as informações poderão ser usadas contra si.

4- Diante de simples comentários ou eventos, acredita que por trás há intenções ocultas, ou significados ocultos e humilhantes.

5- Guarda rancores de forma persistente e, praticamente NUNCA perdoa insultos, injúrias ou desprezo.

6- Percebe ataques a seu caráter - que não são percebidos por outros - e reage com raiva ou contra ataca rapidamente.

7- Tem suspeitas recorrentes e injustificadas acerca da fidelidade do cônjuge ou parceiro(a) sexual.

Vale sempre ressaltar que, alguns dos sintomas acima também ocorrem em outros quadros psíquicos, como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressivo com sintomas psicóticos, por esse motivo, uma avaliação especializada, quando da eventual ocorrência de algum dos quadros citados, é de muita importância para a devida aplicação do tratamento/acompanhamento adequado.

(Texto: Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista e Hipnoterapeuta)

Conheça nosso atendimento online para todo o Brasil e exterior.


                                                                                                                                                                         © 2018 Gilberto Gilberto Luiz de Souza - Psicanalista -Terapeuta Holístico-  
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora